Topo

Pyongyang destaca importância da cooperação com Pequim após visita de Kim

21/06/2018 02h23

Seul, 21 jun (EFE).- A Coreia do Norte destacou nesta quinta-feira a importância de fortalecer a cooperação com a China ao final da última visita de seu líder, Kim Jong-un, ao país vizinho, onde ficou impressionado pelos suas conquistas agrícolas e no transporte.

Kim voltou a se reunir ontem com o presidente da China, Xi Jinping, com quem teve "uma troca séria de opiniões sobre a situação atual e questões internacionais urgentes", e próximo ao que discutiram formas de "fortalecer ainda mais a cooperação estratégica e tática", informou hoje a agência estatal norte-coreana de notícias "KCNA".

A reunião aconteceu durante o segundo e último dia de uma visita de dois dias do líder norte-coreano ao país vizinho, e após a terceira cúpula realizada por Kim e Xi em apenas 100 dias.

Antes da reunião, Kim visitou um parque de inovação tecnológica em agricultura pertencente à Academia de Ciências Agrícolas da China e o centro de controle de tráfego ferroviário de Pequim, instalações das ficou "profundamente admirado" com suas conquistas.

Kim, quem esteva acompanhado por sua esposa, Ri sol-ju, elogiou "as grandes conquistas em projetos de pesquisa científica e tecnológica para contribuir para o desenvolvimento agrícola do país".

O líder norte-coreano também "admirou a automatização de alto nível e o sistema de controle maravilhosamente construído" do centro de supervisão ferroviária, segundo destacou a "KCNA".

A visita de Kim a estas instalações é interpretada como um sinal do crescente interesse de Pyongyang em reformar seu setor agrícola e potencializar a construção de infraestruturas para conseguir o desenvolvimento econômico do país, um dos pilares da sua política.