PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Guarda costeira da Líbia intercepta embarcação com 25 migrantes

23/06/2018 20h40

Trípoli, 23 jun (EFE).- A Guarda costeira da Líbia interceptou neste sábado uma embarcação precária com 25 migrantes de diferentes nacionalidades africanas no litoral de Zawara, cidade fronteiriça com a Tunísia, enquanto tentavam atravessar o Mediterrâneo, informou à Agência Efe Ayub Qacem, porta-voz das Forças Navais.

Segundo Qacem, os resgatados, entre os quais havia três crianças e seis mulheres, são procedentes do Senegal, Guiné, Mali e Costa do Marfim. Todos foram transferidos à base da Marinha em Trípoli, onde receberam assistência médica e, posteriormente, foram levados ao centro de luta contra a imigração clandestina.

Há apenas alguns dias, a Marinha da Líbia denunciou o aumento "alarmante" do uso de botes infláveis de grande porte, que podem levar até 200 pessoas e que representam um sério risco para a segurança dos viajantes.

Na última sexta-feira, a guarda costeira líbia interceptou em um só dia 538 migrantes que tentavam chegar à Europa a bordo de botes de borracha.

As praias que se estendem entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia se transformaram os últimos dois anos no principal reduto das máfias de tráfico de seres humanos, apesar da presença de patrulhas europeias.

Segundo dados da Organização Internacional de Migração, vinculada à ONU, mais de 171.635 imigrantes irregulares conseguiram atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa em 2017, enquanto 3.116 desapareceram no mar.

Internacional