PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Macron recebe presidente do governo da Espanha para discutir imigração

23/06/2018 09h08

Paris, 23 jun (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu neste sábado no Palácio do Eliseu, em Paris, o novo presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, para discutir a resposta que a União Europeia (UE) deve dar ao problema migratório.

Esta foi a primeira viagem de Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), desde sua chegada ao poder após a moção de censura que provocou a queda de Mariano Rajoy.

Macron e Sánchez discutirão as relações entre os dois países e diversos assuntos da agenda da reunião do Conselho Europeu que será realizada entre os dias 28 e 29 de junho, em Bruxelas.

Entre eles está o problema da imigração. Os dois já conversaram por telefone por causa da questão envolvendo o navio Aquarius, acolhido pela Espanha depois de a Itália se negar a recebê-lo.

Macron expressou a Sánchez a disposição da França de receber as pessoas acolhidas pela Espanha assim que o governo do país desejar.

Os dois também terão a oportunidade de analisar hoje a proposta da Comissão Europeia de explorar a criação de centros regionais de "desembarque de imigrantes" que vêm do Norte da África.

Outro dos assuntos da pauta é o futuro da zona do euro. Em proposta feita em conjunto com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, Macron defende a implementação de um orçamento comum para a UE e de um órgão europeu semelhante ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A Espanha vê os planos com bons olhos.

Internacional