Topo

Turquia inicia votação em eleições para novo presidente e parlamentares

Mulher deposita seu voto nas eleições a Presidência e Parlamento em Istambul  - Goran Tomasevic/Reuters
Mulher deposita seu voto nas eleições a Presidência e Parlamento em Istambul Imagem: Goran Tomasevic/Reuters

Em Istambul

24/06/2018 03h10

Os colégios eleitorais abriram neste domingo (24) em toda a Turquia às 8h (horário local, 2h em Brasília) para que 56 milhões de cidadãos elejam o novo Parlamento e o presidente, em eleições que criaram enorme expectativa entre os cidadãos.

As mais de 180 mil urnas permanecerão abertas até as 17h (11h no Brasil) para que os eleitores escolham um dos seis candidatos a ocupar a chefia do Estado por um mandato de cinco anos.

Ao mesmo tempo, a votação determinará a repartição das 600 cadeiras da Assembleia Geral durante o mesmo período de tempo.

As pesquisas indicam como favorito o atual presidente, Recep Tayyip Erdogan, seguido do social-democrata Muharrem Ince, do nacionalista Meral Aksener e do esquerdista Selahattin Demirtas.

Só poderão ser divulgadas notícias relacionadas com as eleições depois das 18h, e a imprensa não pode informar sobre os resultados antes das 21h.

24.jun.2018 - Homens mostra cédula de votação em sessão de Istambul, maior cidade da Turquia - Goran Tomasevic/Reuters - Goran Tomasevic/Reuters
Homens mostra cédula de votação em sessão de Istambul, maior cidade da Turquia
Imagem: Goran Tomasevic/Reuters