PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Primeiros resultados parciais apontam ampla vitória de Erdogan na Turquia

24/06/2018 14h06

Istambul, 24 jun (EFE).- Os primeiros resultados parciais das eleições presidenciais deste domingo na Turquia apontam uma ampla vitória do atual mandatário, Recep Tayyip Erdogan, informou a agência de notícias semiestatal "Anadolu".

Com 24% dos votos apurados, Erdogan liderava com 58,7%, seguido pelo social-democrata Muharrem Ince, com 26,87%. Estes números divergem muito dos divulgados pelo Partido Republicano do Povo (CHP), o maior da oposição, segundo o qual Erdogan tinha 45%, contra 41% de Ince, um resultado que levaria ao segundo turno, em 8 de julho.

Ince tinha advertido a seus eleitores poucos depois do fechamento das urnas para que não se impressionassem com os primeiros resultados, porque, segundo ele, as autoridades sempre divulgam primeiro os de municípios que costumam apoiar Erdogan.

Cerca de 56 milhões de pessoas estavam convocadas para ir às urnas hoje e votar para presidente e deputados. O pleito é considerado chave por abrir caminho para a implementação da reforma constitucional aprovada em 2017, que outorga todos os poderes executivos ao chefe do Estado.

Internacional