PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Cerca de mil imigrantes são interceptados na Líbia nas últimas 24 horas

25/06/2018 13h02

Trípoli, 25 jun (EFE).- A guarda costeira da Líbia interceptou durante as últimas 24 horas várias embarcações precárias que transportavam cerca de mil pessoas, entre elas 91 menores de idade, que tentavam atravessar o Mar Mediterrâneo e chegar à Europa, informou nesta segunda-feira à Agência Efe Ayoub Qasim, porta-voz das forças navais do país norte-africano.

No domingo pela manhã, as equipes da guarda costeira líbia interceptaram um bote de borracha à deriva com 97 pessoas em frente ao litoral da cidade de Zliten, a 175 quilômetros de Trípoli.

Durante duas operações noturnas foram resgatados dois grupos, um com 490 pessoas e outro com 361, em frente ao litoral de Al Khoms, cidade que fica a 120 quilômetros da capital.

Há apenas alguns dias, a marinha da Líbia advertiu para o aumento "alarmante" do uso de botes infláveis de grandes dimensões que podem transportar até 200 pessoas e que representam um sério perigo para a segurança dos passageiros.

As praias que se estendem entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia se transformaram nos últimos dois anos no principal reduto das máfias que traficam seres humanos, apesar da presença de navios-patrulha europeus no Mediterrâneo.

Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 171.635 imigrantes irregulares conseguiram chegar à Europa pelo Mediterrâneo em 2017, e 3.116 desapareceram no mar.

Internacional