Coreias abordam restabelecimento total da comunicação militar

Seul, 25 jun (EFE).- Representantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte se reuniram nesta segunda-feira para abordar o restabelecimento total das suas linhas de comunicação militar, em uma tentativa de reduzir a tensão e gerar confiança no atual clima de aproximação.

A reunião começou pouco antes das 10h (horário local, 22h de domingo em Brasília)no escritório de Alfândegas, Imigração e Quarentena da cidade sul-coreana fronteiriça de Paju e durou pouco mais de uma hora, confirmou à Agência Efe um porta-voz do Ministério de Defesa do Sul.

A delegação sul-coreana era liderada pelo coronel Cho Yong-geun, enquanto o coronel Om Chang-nam liderou a do Norte.

O Ministério de Defesa Nacional do Sul deve emitir um comunicado hoje mesmo explicando o resultado da reunião.

Sul e Norte abordaram no encontro maneiras de restaurar as linhas de comunicação ocidental e oriental, como as linhas de telefone e fax estabelecidas há anos para evitar qualquer mal-entendido que possa desencadear confrontos acidentais, e que foram suspensas durante períodos de tensão.

A de hoje é a primeira reunião intercoreana de coronéis em mais de sete anos e procura dar continuidade às conversações que ambos os países estão mantendo desde o começo do mês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos