PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Temer oferece ajuda para que crianças brasileiras nos EUA retornem ao país

26/06/2018 17h20

Brasília, 26 jun (EFE).- O presidente Michel Temer recebeu nesta terça-feira em Brasília o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e abordou com ele a situação "extremamente sensível" da separação das crianças das famílias que tentam ingressar ilegalmente nesse país.

"Disse que se trata de questão extremamente sensível para a sociedade e o governo brasileiro. Pedi, por isso mesmo, sua especial atenção para assegurar a rápida reunião das famílias", declarou Temer em um pronunciamento conjunto com Pence.

Temer garantiu também que, durante sua reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos, ambos decidiram "trabalhar juntos na busca de uma solução" e inclusive ofereceu cooperação para trazê-las de volta ao Brasil.

"O governo brasileiro está pronto para transportar as crianças ao Brasil, se esse for o desejo das famílias", assegurou.

Segundo cálculos das autoridades consulares, cerca de 50 crianças brasileiras permanecem separadas nos Estados Unidos das suas famílias, que da mesma forma que as de muitos outros países tentaram ingressar de forma ilegal nesse país.

Nesse sentido, Pence afirmou que o governo de Donald Trump "trabalha para unir as famílias", entre elas as brasileiras, mas também advertiu que que "assim como os Estados Unidos respeitam as soberanias de outros países, exigem que respeitem a sua".

Apesar da onda de críticas que os Estados Unidos receberam pela separação das crianças dos seus pais, Pence afirmou que seu país é "o lar que mais recebe positivamente os imigrantes" e ressaltou que isso está na própria origem da nação.

No entanto, também assegurou que os Estados Unidos "se orgulham de serem um país que respeita fronteiras e cumpre a lei".

Internacional