PUBLICIDADE
Topo

EUA pedem devolução de carros doados à polícia da Nicarágua por "repressão"

27/06/2018 23h02

Manágua, 27 jun (EFE).- A embaixada americana confirmou nesta quarta-feira a solicitação enviada à polícia da Nicarágua de devolução ou pagamento dos veículos que os Estados Unidos doaram à instituição por considerar que estão sendo utilizados para "reprimir" o povo nos protestos que já deixaram mais de 280 mortos no país.

Segundo a informação divulgada hoje, na segunda-feira passada a embaixada tomou a decisão porque alguns dos veículos foram usados pela polícia e forças irregulares sob o seu comando para "reprimir violentamente as vozes de quem protesta pacificamente contra as ações do seu governo".

Segundo disse o chanceler nicaraguense, Denis Moncada, nas suas redes sociais, a polícia da Nicarágua começou a devolver na terça-feira os veículos doados pelo governo dos Estados Unidos.

"Hoje se devolveram os veículos à embaixada dos EUA e agora exigimos o pagamento dos US$ 16 bilhões para reparo da guerra que financiaram em território nicaraguense", escreveu Moncada na sua conta oficial do Twitter.

A Nicarágua atravessa há mais de dois meses a crise mais sangrenta desde 1980, também com Daniel Ortega como presidente, que custou a vida de 285 pessoas, entre elas 20 menores de idade, segundo números da Associação Nicaraguense Pró Direitos Humanos (ANPDH).

Os protestos contra o governo começaram contra fracassadas reformas da seguridade social e se transformaram em um movimento que pede a renúncia do presidente, após 11 anos consecutivos no poder, em meio a acusações de abuso e corrupção.