PUBLICIDADE
Topo

Trump expressa apoio a projeto lei com financiamento para muro fronteiriço

27/06/2018 11h42

Washington, 27 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou seu apoio a uma lei migratória que será votada nesta quarta-feira no Congresso e que disponibilizaria US$ 25 bilhões para a construção do muro na fronteira com o México, além de facilitar a cidadania americana para os jovens imigrantes ilegais.

"Os republicanos da Câmara dos Representantes deveriam aprovar hoje a lei de imigração forte mas justa, conhecida como Goodlate II, em seu voto nesta tarde, apesar de que os democratas não deixarão que seja aprovada no Senado", escreveu Trump, com todas as letras maiúsculas, em sua conta oficial no Twitter.

O pedido do presidente chega em meio a informações que indicam que os republicanos não têm votos suficientes para que o texto obtenha o apoio da Câmara Baixa.

"Aprovar esta lei demonstrará que o que (os republicanos) queremos são fronteiras sólidas e segurança, enquanto os democratas querem fronteiras abertas e criminalidade", acrescentou Trump em seu tweet.

A votação acontecerá em um momento de profunda crise política para os conservadores, após Trump impor nas últimas semanas uma política de "tolerância zero" para a imigração ilegal, que causou a separação de mais de 2 mil crianças de seus pais.

O texto legislativo que será votado hoje proporcionaria um caminho para conseguir a cidadania americana para 1,8 milhão de jovens imigrantes ilegais conhecidos como "sonhadores" e evitaria a separação de famílias, mas em troca proporcionaria US$ 25 bilhões para a construção do muro fronteiriço reivindicado por Trump e reduziria a imigração legal.