PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump planeja anunciar seu indicado para Suprema Corte no dia 9 de julho

29/06/2018 20h51

Washington, 29 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja anunciar no próximo dia 9 de julho seu indicado para ocupar a vaga que será deixada pelo juiz Anthony Kennedy no Supremo Tribunal entre um grupo de cinco candidatos, entre eles duas mulheres.

Trump informou dos seus planos hoje a jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One enquanto seguia rumo ao seu clube privado de Nova Jersey, onde neste final de semana entrevistará dois dos pré-selecionados.

Questionado pelos jornalistas, Trump disse que não perguntará aos entrevistados sua opinião sobre o aborto, um direito que uma maioria conservadora no Supremo poderia reverter no futuro próximo.

O candidato nomeado por Trump deverá obter a confirmação do Senado, razão pela qual o presidente já entrou em contato com uma dezena de legisladores republicanos e democratas moderados para falar do processo.

Os republicanos controlam o Senado por uma frágil maioria de 51 a 49, embora um dos seus legisladores, John McCain, afetado por um tumor cerebral, não viaje há meses para Washington.

Trump e a maioria republicana têm pressa para confirmar o novo juiz antes das eleições legislativas de novembro, que poderiam inclinar a balança das maiorias para o lado democrata e propiciar um bloqueio da indicação.

Kennedy, de 81 anos, anunciou nesta semana que deixará seu posto vitalício no Supremo no próximo dia 31 de julho.

Nomeado pelo ex-presidente Ronald Reagan há 30 anos, Kennedy se transformou no juiz mais centrista dos cinco que formam a maioria conservadora do tribunal e apoiou decisões progressistas como a legalização do casamento homossexual.

Internacional