PUBLICIDADE
Topo

Internacional

CIDH pede a Estados Unidos informação sobre famílias separadas na fronteira

30/06/2018 18h09

Cidade da Guatemala, 30 jun (EFE).- A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu aos Estados Unidos informações sobre as famílias de imigrantes que foram separadas na fronteira sul do país, informou neste sábado a Procuradoria de Direitos Humanos da Guatemala (PDH).

Em comunicado, a instituição disse que esse pedido é uma resposta à solicitação conjunta feita por instituições nacionais de direitos humanos de Guatemala, El Salvador e Honduras.

Segundo a PDH, a solicitação de informações foi feita em 22 de junho ao governo americano sobre a localização e o tratamento que está sendo oferecido às crianças e aos adolescentes que foram separados de suas famílias.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Guatemala, pelo menos 465 menores guatemaltecos foram separados de seus pais desde maio.

A CIDH também pediu informação sobre os processos de reunificação que os EUA vão implementar, disse a PDH.

O procurador de direitos humanos da Guatemala, Jordán Rodas, louvou o requerimento da CIDH.

Durante sua visita à Guatemala na última quinta-feira, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, exigiu que o governo guatemalteco, e também os de El Salvador e Honduras, acabassem com a migração para seu país.

Internacional