PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Líderes de processo independentista são transferidos a presídios da Catalunha

04/07/2018 12h11

Barcelona (Espanha), 4 jul (EFE).- Vários líderes do processo independentista da Catalunha ingressaram nesta quarta-feira em prisões dessa região à espera de serem julgados, depois de terem sido transferidos de presídios de Madri para ficarem próximos de suas famílias.

O ex-vice-presidente do Gabinete catalão Oriol Junqueras, o ex-conselheiro Raül Romeva e ex-dirigentes de associações separatistas como Jordi Sánchez e Jordi Cuixart foram levados á prisão de Lledoners, nos arredores de Barcelona.

O Ministério do Interior da Espanha autorizou essa mudança, sem a objeção por parte do juiz do Tribunal Supremo Pablo LLarena, que instrui a causa por rebelião e outros crimes em relação ao processo independentista.

A declaração de independência aprovada no último dia 27 de outubro no Parlamento regional da Catalunha levou à abertura de um processo contra os impulsores dessa iniciativa, vários dos quais estão em prisão preventiva à espera do julgamento, enquanto outros optaram por eludir a ação judicial e fugiram para países europeus.

Nos próximos, dias outros dirigentes separatistas serão transferidos à Catalunha até serem julgados no Supremo Tribunal.

O atual presidente regional catalão, Quim Torra, participará na tarde de hoje de uma manifestação convocada pelas entidades independentistas em frente à prisão de Lledoners em apoio aos presos.

Internacional