Topo

Autoridades dizem que níveis de oxigênio em caverna estão controlados

Socorristas carregam cilindros de oxigênio neste sábado nas proximidades da caverna - Soe Zeya Tun/Reuters
Socorristas carregam cilindros de oxigênio neste sábado nas proximidades da caverna Imagem: Soe Zeya Tun/Reuters

Mae Sai (Tailândia)

07/07/2018 04h10

As autoridades da Tailândia asseguraram neste sábado (7) que estão mantendo sob controle os níveis de oxigênio na caverna onde permanecem presos 12 adolescentes e um adulto, há duas semanas no norte do país.

As equipes de resgate indicaram na sexta sua preocupação com a queda nos níveis de oxigênio e aumento do dióxido de carbono na caverna, onde o grupo permanece sendo atendido.

"Conseguimos transferir cilindros de oxigênio até a cavidade, onde foram abertas. Agora a tarefa é manter o equilíbrio adequado" entre os dois elementos para que os meninos não se sintam afetados, declarou em entrevista coletiva Narongsak Ossottanakorn, governador da província de Chiang Rai.

Veja também:

Além disso, o porta-voz oficial disse que, neste momento, apenas quatro médicos da operação de resgate permanecerão dando assistência aos jovens, para diminuir o consumo de oxigênio.

Os problemas com o oxigênio também acontecem na "caverna 3", onde os militares instalaram um acampamento provisório.

As autoridades estão considerando duas opções para a saída do grupo: mergulhar pelas passagens inundadas ou encontrar um buraco na montanha que sirva como saída alternativa.

"A situação está mudando, devemos avaliar os planos todos os dias. Mas hoje é um dos melhores dias, temos um tempo apropriado para planejar e agir rapidamente", afirmou o governador, sem apresentar uma data concreta para o início das operações de resgate.

O nível de água continua descendo graças ao bom tempo, a saída natural da água e os trabalhos de drenagem artificial.

No entanto, as autoridades apontam que a quantidade ainda é elevada em áreas essenciais.

"Encontramos 13 sobreviventes, é a nossa pequena vitória. Só ganhamos uma batalha. A guerra continua", afirmou.

Na madrugada da sexta, um mergulhador de 38 anos, antigo membro da marinha tailandesa, acabou morrendo quando estava mergulhando após completar uma missão de abastecimento.

O falecimento do experiente mergulhador serve de exemplo, segundo as autoridades, sobre a dificuldade das tarefas de resgate que as equipes enfrentam.