PUBLICIDADE
Topo

Vice-prefeito é assassinado a tiros no norte das Filipinas

07/07/2018 10h50

Manila, 7 jul (EFE).- O vice-prefeito de Trece Mártires, Alex Lubigan, foi assassinado em um tiroteio neste sábado nessa cidade do norte da Filipinas, na terceira morte violenta de um oficial local em uma semana.

Lubigan estava a caminho de sua casa em um automóvel quando foi atingido várias vezes por disparos feitos desde outro carro que se aproximou, segundo os relatórios preliminares da polícia regional.

O vice-prefeito morreu na hora, enquanto seu motorista, Romulo Guillemer, também foi atingido pelas balas e levado ao Hospital Emilio Aguinaldo, onde morreu na mesa de cirurgia.

Lubigan é o terceiro funcionário de um governo local assassinado nesta semana, depois das mortes violentas de Antonio Halili, prefeito de Tanauan, também no norte, e de Ferdinand Bote.

Os dois crimes estão sob investigação, embora suspeita-se que o assassinato de Halili, na segunda-feira em plena luz do dia durante um ato oficial, tenha a ver com o tráfico de drogas.

De fato, Halili figurava na polêmica "narcolista", um documento com os nomes de funcionários públicos envolvidos no tráfico de drgas que.

Paradoxalmente, Halili, que foi um dos prefeitos que mais apoiou essa campanha de Duterte, foi muito polêmico porque impulsionou os chamados "passeios da vergonha", nos quais a polícia exibia publicamente os detidos por suposta posse de drogas.

O caso do prefeito Bote, assassinado na terça-feira a tiros enquanto estava em seu carro, não parece por enquanto vinculado com o tráfico de drogas.