PUBLICIDADE
Topo

Sobe para 10 o número de mortos em ataque a Departamento de Educação afegão

11/07/2018 06h55

(Atualiza número de vítimas e apresenta mais detalhes).

Cabul, 11 jul (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram e diversas ficaram feridas em um ataque insurgente realizado nesta quarta-feira, contra o Departamento de Educação da cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão, uma ação que as autoridades locais deram por encerrada após várias horas de confrontos.

"Neste ataque, por enquanto, morreram dez pessoas e outras dez ficaram feridas. Mais tarde serão divulgados outros detalhes", informou através de um comunicado, o porta-voz do governador provincial, Attaullah Khogyanai.

A ação, que começou por volta das 9h30 (horário local, 2h de Brasília), no oeste de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, se prolongou por várias horas.

Durante o ataque, vários funcionários ficaram presos no interior do imóvel, segundo confirmou Khogyanai à Agência Efe.

Em meados do mês passado, quatro insurgentes morreram e dez civis ficaram feridos em um ataque contra a sede provincial do Ministério da Educação em Jalalabad. Desta vez, o alvo é o Departamento de Educação para a cidade e não para a região.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado em Nangarhar, onde estão tantos os talibãs como o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que tem seu bastião nesta região.

Este é o terceiro grande ataque neste mês que atinge a cidade, depois que ontem 11 pessoas morreram, na sua maioria civil, e outras quatro ficaram feridas em um atentado suicida contra um posto de controle das forças de segurança.

No início do mês, Jalalabad foi palco de um atentado suicida que terminou com as mortes de 19 pessoas e deixou outras 21 feridas, na sua maioria membros das minorias hindus e sikh, coincidindo com uma visita do presidente afegão, Ashraf Ghani.