Topo

Centenas de pessoas protestam pelo 9º dia em Basra contra governo iraquiano

16/07/2018 09h42

Bagdá, 16 jul (EFE).- Centenas de pessoas se manifestaram nesta segunda-feira pelo nono dia consecutivo na cidade de Basra, no sul do Iraque, para exigir do governo o fim da corrupção, melhorias nos serviços básicos e mais oportunidades de trabalho, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Os cidadãos se concentraram perto da sede de governo, situada no centro da cidade, onde começaram os protestos no último dia 8 de julho.

Segundo a fonte, que se encontra em Basra, não houve nenhum incidente até o momento durante a concentração na cidade que é considerada a capital econômica do país.

Basra é a principal cidade do sul do Iraque e uma importante região de produção e exportação de petróleo, que conta com poços, assim como instalações para a extração e o tratamento do hidrocarboneto.

Cerca de 200 pessoas fizeram um protesto pacífico nos arredores do campo petrolífero de Siba, que fica a cerca de 30 quilômetros da cidade, no noroeste da província de Basra, para exigirem empregos no campo de petróleo, disse a fonte, que pediu o anonimato.

Houve pelo menos um ferido por confrontos contra as forças de segurança durante um protesto na região de Zubair, no oeste da província de Basra, indicou a fonte.

Uma fonte de segurança disse à Efe que, neste momento, há "calma relativa" nas cidades de Dei Qar, Babil, Maysan, Muthana, Najaf, Karbala e Kut, mas há tensão diante das possíveis manifestações que acontecerão esta noite.

Nesta época do ano, o Iraque tem altas temperaturas, sobretudo no sul do país, por isso as grandes manifestações são realizadas durante a manhã.

As cidades de Basra, Dei Qar, Maysan, Najaf, Babil, Diwaniyah, Karbala, Kufa e outras áreas do sul são cenário de grandes manifestações nas quais milhares de pessoas participam para protestar pela deterioração dos serviços básicos.

Desde 8 de julho, pelo menos quatro pessoas morreram nos protestos e 140 ficaram feridas, segundo uma fonte do Ministério da Saúde do Iraque, citado pela emissora iraquiana "Al Iraqiya".