Topo

Madri se somará a pacto de grandes cidades contra especulação imobiliária

16/07/2018 15h35

Nações Unidas, 16 jul (EFE).- Madri se somará a um novo acordo de grandes cidades de todo o mundo para reivindicar aos países competências e recursos em matéria de habitação contra a especulação imobiliária e a gentrificação, informou nesta segunda-feira a prefeita da capital da Espanha, Manuela Carmena.

O acordo, conhecido como a declaração "Cities for Housing", já foi selado por Barcelona, Amsterdã, Londres, Berlim, Nova York, Paris, Montevidéu, Lisboa, Seul, Montreal e Durban.

A iniciativa foi apresentada hoje pela prefeita de Barcelona, Ada Colau, no marco das reuniões anuais das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentado.

Em seu discurso neste fórum, Manuela adiantou que Madri "certamente" assinará essa declaração e ressaltou que a questão da habitação é "essencial".

O texto pactuado pelas grandes cidades procura, entre outras coisas, conseguir mais competências para as câmaras municipais na hora de regular o mercado imobiliário e mais recursos para melhorar os parques públicos.

"Ou priorizamos a vida, ou priorizamos a especulação", ressaltou hoje ao apresentar a iniciativa Colau, que acredita que "é impossível garantir uma coisa se a outra for permitida".

Manuela, por sua vez, insistiu que para atingir as metas internacionais em matéria de desenvolvimento é fundamental o papel das autoridades locais.

Nesse sentido, explicou que Madri fixou toda uma série de objetivos e de indicadores para analisar os progressos, por exemplo, para diminuir em 40% as emissões de gases do efeito estufa.

Além disso, a prefeita da capital espanhola apontou a luta contra a corrupção como um dos principais elementos em matéria de desenvolvimento.

"A corrupção é um dos grandes inimigos, um inimigo que pode ser um vírus mortal para o desenvolvimento destes trabalhos", apontou Manuela, destacando a implementação de um escritório contra a corrupção em Madri.