Topo

Para acabar com seca, indianos promovem casamento entre boi e vaca

16/07/2018 17h58

Noemí Jabois.

Nova Délhi, 16 jul (EFE).- Nandeshwar e Nandini "disseram sim" nesta segunda-feira, numa típica cerimônia hindu, em um povoado da região central da Índia, com o objetivo proporcionar alegrias a Indra, o deus da chuva, e acabar com os problemas gerados por uma interminável seca.

"A região prospera quando tem chuva e tivemos pouca aqui na aldeia. A chuva vai ajudar nos nossos cultivos e o que estamos fazendo é evitar a seca", explicou à Agência Efe o organizador da festa, Ghanshyam Sharma.

O casamento aconteceu no início da tarde, em Kalara, no estado de Madhya Pradesh. Ao todo, centenas de convidados, 11 celebrantes e uma banda de música acompanhada de DJs, ao melhor estilo do cinema de Bollywood.

Nandeshwar, o boi, usava algumas flores coloridas no pescoço, enquanto Nandini, a vaca, teve todo o corpo pintado de gulal amarelo - um pó, geralmente inofensivo, feito com amido de milho, água e corante natural -, levava um ramo de samambaia na cabeça e o corpo uma manta vermelha por cima. Antes, na procissão inicial, as mulheres da aldeia, vestindo os seus melhores saris, acompanharam Nandini, enquanto os homens fizeram o mesmo com o noivo, seguindo as tradições hindus.

A falta de chuvas na região fez com que os habitantes de Kalara criassem a festa para que Indra lembrasse deles. Para isso, os humildes moradores arrecadaram, aproximadamente, 50 mil rupias (quase R$ 3 mil) para realizar o casamento e cobrir despesas, como comida, música e trajes.

Com a cerimônia, além de pedir a chegada da chuva e o fim da seca, eles buscavam levar paz à região e obter a "salvação" dos ancestrais, "como está nas escrituras, mais especificamente no Garuda Purana". Em um país fortemente dependente da agricultura, a falta de chuva é um grave problema e os locais não contemplados com as precipitações associadas às monções - entre junho e setembro - têm pouca chance de receber água no resto do ano.

Só em 2016, em uma das piores secas que a Índia viveu, 330 milhões de pessoas - 25% da população do país - foram afetadas pela seca que atingia um terço do território. Ou seja, esta não é a primeira vez que dois animais precisam se casar para pedir aos deuses um pouco de chuva ou o fim de uma praga, por exemplo.

Em 2014, Prakash e Ganga se casaram em Madhya Pradesh, para evitar que tempestades e outros desastres castigassem a região e estragassem a plantação. Cerca de 5 mil pessoas participaram do evento. Já em Assam, duas rãs, também se casaram, conforme a tradição hindu, em 2016, para que o deus da chuva levasse umas gotinhas de água ao povo de Rongdoi, que ficou semanas na seca.

No final do ano passado, milhares de agricultores e familiares de agricultores protestaram em Nova Délhi para exigir do governo melhor valor para os seus produtos e ajuda para quitar empréstimos exorbitantes que contraíram e fizeram com que muitos produtores se suicidassem no país.

De acordo com o último relatório do Escritório de Dados de Crime Nacional, a Índia registrou 12.602 casos de suicídios de agricultores em 2015. Um cenário trágico que Kalara deixa para trás depois de ganhar, em forma de nuvens, a bênção do deus Indra. Tudo por causa do "sim" de Nandeshwar e Nandini.