Topo

Trump afirma que relação entre EUA e Rússia mudou nas últimas horas

16/07/2018 13h49

Helsinque, 16 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que a relação de seu país com a Rússia mudou graças à cúpula desta segunda-feira com o presidente russo, Vladimir Putin, ao afirmar que os primeiros passos de um longo processo foram dados para melhorar os laços bilaterais.

"Nossa relação nunca foi pior que agora, mas isso mudou nas últimas quatro horas, realmente acredito nisso", disse Trump em entrevista coletiva ao lado de Putin após a cúpula em Helsinque.

"A reunião de hoje é só o começo de um processo mais longo, mas demos os primeiros passos para um futuro melhor", completou.

Trump afirmou que teve uma conversa "direta, aberta e profundamente produtiva" com Putin. Na avaliação do presidente americano, a cúpula teve resultados muito positivos.

"Os desacordos entre nossos dois países são muito conhecidos, e o presidente Putin e eu falamos deles longamente hoje", destacou.

O presidente americano disse que o diálogo com a Rússia é "bom para o mundo" e lembrou que, mesmo dentro do contexto da Guerra Fria, as tensões eram menores quando Casa Branca e Kremlin conversaram.

"Como presidente, não posso tomar decisões sobre política externa em uma tentativa inútil para satisfazer os democratas e a imprensa", ressaltou Trump, rebatendo os críticos do encontro com Putin.

"Prefiro assumir um risco político em prol da paz do que arriscar a paz em prol da política", indicou o presidente.