Topo

General americano considera Exército espacial uma "grande oportunidade"

17/07/2018 13h45

Washington, 17 jul (EFE).- O comandante em chefe da Força Aérea dos Estados Unidos, o general David Goldfein, considerou nesta terça-feira uma "grande oportunidade" a Casa Branca ter proposto a criação de um Exército específico para operações no espaço.

"É uma grande oportunidade. Estou encantado com o fato de que o presidente (Donald Trump) tenha posto esta opção sobre a mesa", comentou Goldfein a um grupo de jornalistas durante um encontro informal que aconteceu no Pentágono.

Sem entrar em detalhes, o general afirmou que o governo está em contato com "vários" aliados para dialogar sobre a criação deste exército, que se tornaria o sexto ramo das Forças Armadas americanas, que contam com Exército, Força Aérea, Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais e Guarda Costeira.

Questionado sobre a burocracia que um sexto exército pode gerar no Departamento de Defesa, um dos principais motivos pelos quais o secretário James Mattis mostrou oposição ao projeto quando a possibilidade começou a ser especulada, Goldfein reconheceu que será necessário garantir que o Pentágono caminhará "na direção correta".

Após meses dando voltas sobre a ideia, anunciada no início do ano pelo próprio Trump de maneira inesperada durante um discurso a fuzileiros navais, em 18 de junho a Casa Branca ordenou que o Pentágono começasse a trabalhar na criação deste exército.

A nova força militar, a primeira a nascer desde a criação da Força Aérea, em 1947, assumiria as funções que agora pertencem ao Comando Espacial da Força Aérea, entre as quais se encontra a defesa dos satélites que proporcionam coordenadas de geolocalização para missões de defesa e vigilância.