Topo

Presidente da Comissão Europeia se reunirá com Trump nos EUA em 25 de julho

17/07/2018 12h52

Bruxelas, 17 jul (EFE).- O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, viajará para Washington em 25 de julho para se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um encontro marcado por tensões comerciais e pelas declarações de Trump qualificando a União Europeia (UE) de "inimiga".

A Comissão Europeia tornou oficial nesta terça-feira a data da viagem depois que o próprio Juncker confirmou após a última cúpula europeia que viajaria no fim deste mês à capital americana, onde apresentará o "ponto de vista europeu" sobre a disputa comercial depois que os EUA decidiram sobretaxar o aço e o alumínio exportados pela UE.

"Os dois líderes debaterão a profunda cooperação entre a União Europeia e o governo dos Estados Unidos e suas instituições em uma ampla categoria de prioridades, incluindo política externa e de segurança, a luta contra o terrorismo, a segurança energética e o crescimento econômico", afirmou o órgão executivo da UE em comunicado.

A Comissão acrescentou que Juncker e Trump "se concentrarão em melhorar o comércio transatlântico e em forjar uma associação econômica mais forte", segundo a nota, que não faz nenhuma menção explícita às tarifas americanas nem às ameaças de Trump de impor medidas restritivas à indústria automobilística europeia.

Juncker anunciou após a cúpula europeia que trataria das tarifas sobre o aço e o alumínio em sua reunião com Trump, mas pediu o fim do "drama" em torno das relações transatlânticas ao lembrar que elas são necessárias tanto para o bloco europeu como para os EUA.

A relação entre a UE e EUA, dois aliados históricos, sofreu um baque desde a chegada de Trump à Casa Branca em janeiro de 2017, uma deterioração que se acentuou após suas últimas declarações nas quais tachava a UE de "inimiga".