Topo

Tiroteio em conflito territorial termina com 13 mortos e 1 ferido no México

17/07/2018 13h08

Cidade do México, 17 jul (EFE).- Treze pessoas morreram e uma ficou ferida em um tiroteio no estado mexicano de Oaxaca que pode ter sido motivado pelo conflito agrário entre duas comunidades da região, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

A Procuradoria-Geral do Estado de Oaxaca informou em comunicado que o incidente, pelo qual também há uma pessoa desaparecida, começou na segunda-feira à tarde no distrito de Yautepec, na Sierra de Oaxaca.

Habitantes de Santa María Ecatepec "aparentemente foram à região do conflito agrário a fim de realizar trabalhos de limpeza, motivo pelo qual foram atacados por seus vizinhos de São Lucas Ixcotepec", indicou a Procuradoria.

Equipes da Secretaria-Geral de Governo, da Procuradoria de Oaxaca e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) estadual compareceram ao local do tiroteio.

As autoridades abriram uma investigação e foram mobilizados "ministérios públicos, peritos e agentes estaduais".

Por sua vez, a SSP mantém desde a tarde de ontem um contingente de policiais para reforçar a segurança na comunidade de Santa María Ecatepec a fim de evitar que aconteça outro conflito.