Topo

Presidente da Colômbia recebe ex-guerrilheiros das Farc no Congresso

20/07/2018 20h19

Bogotá, 20 jul (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, deu as boas-vindas nesta sexta-feira aos membros da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que pela primeira vez chegam ao Congresso, ao abrir a última sessão como chefe de Estado.

"Senhores congressistas do partido Farc, agora que deixaram as armas, agora que aceitaram apresentar a verdade e acolher à justiça transicional, agora que juraram respeitar a nossa Constituição e as normas e princípios da nossa república, bem-vindos a este templo da democracia!", declarou Santos aos ex-guerrilheiros eleitos em março.

No discurso, o líder, que entregará o poder no próximo dia 7 ao presidente eleito, Iván Duque, destacou que o Congresso que ditará as leis dos próximos quatro anos "é plural", com "equilíbrio entre as tendências políticas de direita, de centro e de esquerda".

"Aqui estão, pela primeira vez, cinco senadores e cinco representantes do partido Força Alternativa Revolucionária do Comum, nascido da desmobilização e desarmamento das Farc", disse Santos, acrescentando que é preciso admitir que "muitos não gostam de ver este cenário de debate e civilidade".

"Me enche de satisfação ver que aqueles que por mais de meio século combateram com o Estado e às suas instituições com armas, hoje se submetam à Constituição e às leis da Colômbia, como todos fazemos. Essa e outras caraterísticas dão fé do bom momento da democracia colombiana", expressou.

A bancada das Farc no Senado é composta por Iván Márquez, Pablo Catatumbo, Victoria Sandino, Carlos Lozada e Sandra Ramírez. Já na Câmera estarão Byron Yepes, Jairo Quintero, Marco Calarcá, Sergio Marin e Olmedo Ruiz.