Topo

Praias japonesas devastadas pelo tsunami de 2011 reabrem após 8 anos

Em Tóquio

21/07/2018 06h10

Duas praias no nordeste do Japão que foram devastadas pelo tsunami de 2011 foram abertas neste sábado ao público, após a comprovação de que os níveis de radioatividade eram adequados, oito anos depois do desastre.

A reabertura das duas praias, localizadas na cidade de Soma (província de Fukushima) e Ishinomaki (província de Miyagi), coincide com uma onda de calor que castiga o país desde a última semana e que já causou pelo menos 30 mortes.

Durante os meses no verão, estas áreas litorâneas recebiam entre 30 mil e 50 mil visitantes antes do fortíssimo terremoto de 9 graus da escala Richter e o posterior tsunami que causou o desastre da usina de Fukushima Daiichi, segundo números da agência japonesa de notícias "Kyodo".

Os controles de qualidade realizados pelas autoridades locais de Soma desde 2015 demonstraram que os níveis de radioatividade estão abaixo dos mínimos estabelecidos pelas normas de segurança da praia.

Os diques que ficaram danificados também foram reconstruídos, e os materiais que foram arrastados para a costa depois do tsunami foram eliminados.

O desastre do dia 11 de março de 2011, o pior da história recente do Japão, causou 18 mil mortes e deixou dezenas de milhares de pessoas deslocadas, além de sérios danos à economia local e aos cofres públicos.