Topo

Alemanha confirma que receberá oito capacetes brancos sírios e suas famílias

22/07/2018 13h09

Berlim, 22 jul (EFE).- A Alemanha receberá oito "capacetes brancos" sírios e suas famílias, informou neste domingo o Ministério das Relações Exteriores, após mostrar o compromisso com o reassentamento de parte dos 800 deslocados pelos combates do sul da Síria, membros desse corpo humanitário não-governamental.

"O trabalho dos capacetes brancos merece admiração e respeito. Desde o começo do conflito da Síria, foram salvas mais de 100 mil pessoas", afirmou o ministro alemão de Exteriores, Heiko Maas, em comunicado.

O ministro, do Partido Social-Democrata (SPD), classifica além disso de "boa notícia" a evacuação desses 800 "capacetes brancos" do sul da Síria e elogiou a "cooperação entre nossos parceiros internacionais".

É "um dever de humanidade" que alguns deles sejam amparados na Alemanha, prosseguiu Maas, que confirmou assim informações precedentes do jornal "Bild" sobre a amparada nesse país de parte dos deslocados, aos quais a Jordânia autorizou entrar em seu território.

Este contingente de 800 deslocados sírios foi autorizado pela Jordânia a ingressar em seu território, com a perspectiva de que nos próximos três meses sejam reassentados no Reino Unido, na Alemanha e no Canadá.

Os 800 sírios trabalhavam na Defesa Civil, grupo que opera nas zonas fora do controle do regime de Damasco e conhecido como "capacetes brancos", e foram evacuados em coordenação com a ONU diante do avanço do Exército governamental.

Esta é a primeira vez que a Jordânia permite a entrada de novos deslocados sírios em seu território depois de fechar as fronteiras no ano passado e declarar essas áreas como "zonas militarizadas fechadas".