Topo

Senador dos EUA alerta para risco de "guerra civil" na Nicarágua

22/07/2018 14h41

Washington, 22 jul (EFE).- O influente senador dos Estados Unidos, Marco Rubio, advertiu neste domingo que o risco de "uma guerra civil é real na Nicarágua" e criticou o governo do presidente Daniel Ortega por "ter manchado as mãos de sangue" com a repressão violenta dos protestos, que deixaram cerca de 350 mortos.

"A possibilidade de uma guerra civil na Nicarágua é real", disse Rubio, membro do Comitê das Relações Exteriores do Senado, em entrevista ao programa "State of the Union" da emissora "CNN".

Como consequência desta hipotética escalada na crise que vive a Nicarágua, "poderia desencadear-se uma crise migratória", acrescentou.

"Solaparia os esforços antidroga na região. Há um interesse de segurança nacional direto para os EUA em ver democracia e estabilidade na Nicarágua", destacou o senador pela Flórida e ex-aspirante à candidatura presidencial republicana.

Por isso, lamentou que Ortega tenha deixado passar a oportunidade de conter a atual crise com concessões democráticas às reivindicações dos protestantes.

"A mensagem ao regime da Nicarágua de Ortega foi muito clara: Convoque eleições antecipadas, permita eleições legítimas, e isto avança e todo mundo fica bem. Mas, se você mancha as mãos de sangue, isso já não é possível. E decidiram manchar as mãos com sangue", considerou.

Rubio antecipou ainda que o Congresso dos EUA prepara contundentes sanções contra o governo de Ortega e seus funcionários em represália às suas ações.

A crise sociopolítica, que se prolonga durante há mais de três meses, deixou entre 277 e 351 mortos e mais de 2.000 feridos no país centro-americano, segundo diferentes organismos de direitos humanos.

A tensão na Nicarágua vem se acumulando durante anos com denúncias de fraude da oposição durante as eleições municipais de 2008 e as duas últimas presidenciais, em 2011 e 2016, nas quais Ortega conseguiu a reeleição, embora estivesse inicialmente impedido pela Constituição.