Topo

Terremotos atingem Galápagos, e arquipélago monitora vulcão que entrou em erupção há um mês

No mês passado, vulcão Sierra Negra entrou em erupção - Christian Saa/APF/Galapagos National Park
No mês passado, vulcão Sierra Negra entrou em erupção Imagem: Christian Saa/APF/Galapagos National Park

22/07/2018 21h23

Terremotos de 5,1 e 4,4 graus na escala Richter e outros de menor magnitude atingiram neste domingo (22) a Ilha Isabela, a maior do arquipélago equatoriano de Galápagos. Em junho, nessa mesma illha, entrou em erupção o vulcão Sierra Negra, informou o Instituto Geofísico (IG) do Equador.

O IG detalhou nas suas redes sociais que o sismo de magnitude 4,4 ocorrido às 14h16 (horário local, 16h16 de Brasília) foi seguido, menos de 20 minutos depois, pelo tremor de 5,1 graus.

Quatro minutos depois ocorreu outro sismo de 3,7 graus de magnitude e, três minutos mais tarde, um tremor de 3 graus.

No seu perfil do Twitter, o IG indicou que o vulcão Sierra Negra da Ilha Isabela mantém um nível de atividade superficial "alto".

O Sierra Negra, que entrou em erupção em 26 de junho, tem uma grande cratera de 10 quilômetros de diâmetro que já registrou este tipo de comportamento em 1979 e 2005.

Galápagos está formado por 13 ilhas que contam com vários edifícios vulcânicos, os maiores em Isabela e em sua vizinha Fernandina.

O arquipélago de Galápagos foi declarado em 1978 como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).