PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Putin e Trump decidiram manter contatos "úteis", informa Kremlin

24/07/2018 12h37

Moscou, 24 jul (EFE).- Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiram na reunião realizada em Helsinque que manterão contatos "úteis", segundo informou o Kremlin nesta terça-feira.

"Durante a reunião em Helsinque, os presidentes chegaram a um entendimento para prosseguir com esses contatos úteis", disse à imprensa Yuri Ushakov, assessor de Putin para Relações Internacionais.

Segundo Ushakov, trata-se de uma opinião "compartilhada pelas partes americana e russa". De acordo com o assessor, os presidentes não abordaram "o assunto da organização dos seus próximos encontros".

"Dias depois (da reunião em Helsinque), a parte americana propôs organizar a próxima cúpula em Washington no final deste ano", informou Ushakov, ao detalhar que esse convite foi feito através do assessor de segurança nacional de Trump, John Bolton.

Ushakov confirmou que Bolton deve se reunir futuramente com representantes russos, possivelmente com o chefe do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, para falar sobre a próxima reunião entre os presidente.

O encontro pode acontecer em Buenos Aires, durante a cúpula do G20 em novembro, ou "em outros fóruns internacionais" que contem com a presença de ambos.

Trump anunciou na semana passada a intenção de realizar uma segunda cúpula com o chefe do Kremlin devido ao "sucesso" do primeiro encontro bilateral.

Internacional