Topo

Embaixador espanhol assume como novo diretor-geral da Opaq

25/07/2018 15h49

Haia, 25 jul (EFE).- O embaixador espanhol na Holanda, Fernando Arias González, tomou posse nesta quarta-feira como novo diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), uma instituição que nos últimos meses se transformou em "campo de batalha" entre os países do Ocidente e a Rússia.

Arias substituiu o turco Ahmet Üzümcü, que estava no comando da organização desde 2010, que foi agraciada em 2013 com o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho para eliminar as armas químicas da Síria em plena guerra civil.

Em declarações à Agência Efe, o diplomata espanhol duvidou que a Síria tenha declarado todas as armas químicas que possui e explicou que há suspeitas na organização de que o país "ainda tem essas armas e as está utilizando", mas sem que se saiba o número, mas que "possivelmente são muitas".

O mandato de Arias à frente da Opaq será de quatro anos, com possibilidade de uma reeleição pelo mesmo período, e sua nomeação foi formalizada na Assembleia de Estados-membros realizada no final de novembro do ano passado em Haia, na Holanda.