Topo

Fugitivo mais procurado da França abandona carro com explosivos em shopping

25/07/2018 09h40

Paris, 25 jul (EFE).- Redoine Faïd, o fugitivo mais procurado da França desde que escapou no último dia 1 em um helicóptero de uma prisão ao sul de Paris, conseguiu fugir ontem com um cúmplice durante uma perseguição policial e abandonou um carro com explosivos plásticos.

Estes fatos, revelados nesta quarta-feira pelos veículos de imprensa e à espera de confirmação, foram gravados pelas câmeras do shopping "My Place" da cidade de Sarcelles, onde foi achado o Renault Laguna com matrícula falsa que a polícia perseguiu por considerá-lo suspeito.

No interior do veículo foram encontrados pacotes com explosivos plásticos, assim como uma caixa com pavios e detonadores, o que levou à evacuação do shopping e à intervenção dos artífices, mas sem algum rastro dos ocupantes do veículo.

Graças às gravações das câmeras de segurança, "Faïd foi reconhecido" como um deles, embora os investigadores tentam obter algum vínculo material que permita confirmar sua presença, segundo uma fonte citada pelo jornal "Le Parisien".

Redoine Faïd, de 46 anos e com um longo histórico criminoso, foi condenado há três meses a 25 anos de prisão pelo envolvimento em um assalto a um carro-forte em 2010 no qual morreu um policial.

Faïd tinha fugido da prisão em 2013 e voltou a fugir no dia 1 da prisão de Réau, graças a três cúmplices que sequestraram um helicóptero com piloto e aterrissaram em um pátio desse centro penitenciário.