PUBLICIDADE
Topo

Irmãos atacaram clínica de Lima com explosivos "por vingança"

25/07/2018 08h40

Lima, 24 jul (EFE).- Dois irmãos, que ficaram gravemente feridos, foram apontados pela Polícia Nacional do Peru (PNP) como os autores do ataque com explosivos que na terça-feira deixou mais de 20 feridos em uma clínica privada de Lima.

A PNP identificou, em entrevista coletiva, os agressores como Lenin Benites Aguirre, de 40 anos, e Claudia Benites Aguirre, de 44 anos, e afirmou que aparentemente atuaram "por vingança".

Ambos ficaram gravemente feridos pelo impacto da onda expansiva causada pelos explosivos na clínica Ricardo Palma, no distrito de San Isidro.

Lenin Benites sofreu uma fratura exposta na perna esquerda e queimaduras de segundo e terceiro grau no corpo, por isso está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da mesma clínica que atacou.

A irmã sofreu um trauma abdominal e queimaduras em várias partes do corpo, por isso que também permanece na Unidade de Terapia Intensiva.

Segundo a PNP, as primeiras investigações do caso indicam que os irmãos aparentemente cometeram o ataque como vingança pela morte de sua mãe na clínica, à qual atribuem a uma suposta negligência.

A polícia afirmou que outro irmão dos agressores tinha denunciado à clínica por supostas infrações do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e eles tinham exigido uma resposta, sem obtê-la.

Além dos dois feridos de maior gravidade, pelo menos outras 18 pessoas foram afetadas pelas explosões, que ocorreram por volta das 10h30 local (12h30, em Brasília) e obrigaram a evacuar distintas dependências do centro médico.

A princípio, as explosões foram atribuídas a um evento acidental dentro da clínica, até que a PNP anunciou que foram intencional.

Os artefatos explodiram com um lapso de entre dois e três minutos no primeiro porão da clínica, onde se encontram os laboratórios, e no segundo porão, no que se localiza o estacionamento para veículos, respectivamente.

A clínica Ricardo Palma é uma das mais prestigiadas de Lima e se encontra no rico distrito de San Isidro, onde está localizado o principal núcleo financeiro e empresarial da cidade.