PUBLICIDADE
Topo

Israel derruba creche beduína e centro comunitário na Cisjordânia

25/07/2018 12h44

Jerusalém, 24 jul (EFE).- Uma creche e um centro comunitário foram demolidos nesta quarta-feira na cidade beduína de Jabal al Baba na Cisjordânia, situada entre Jerusalém e o assentamento judaico de Ma'aleh Adumim, por uma equipe da Administração Civil de Israel nos territórios palestinos ocupados, informou a ONG israelense Betselem.

Um dos edifícios acolhia 28 crianças da cidade e servia de creche enquanto o outro era um centro comunitário para 45 mulheres da região, e ambos foram construídos com o apoio da União Europeia (UE), segundo explicou à Agência Efe o porta-voz da ONG, Amit Gilutz.

Esta é a segunda creche demolida neste ano em Jabal al Baba por parte da Administração Civil, a agência israelense vinculada ao Ministério de Defesa que autoriza as construções na Cisjordânia.

A cidade é uma das 18 populações beduínas em risco de demolição desde que foi aprovado o projeto urbanístico israelense conhecido como "corredor E1", que pretende ligar Jerusalém ao assentamento israelense de Ma'aleh Adumim.

Tanto os palestinos como a comunidade internacional consideram que a construção israelense na área vai em detrimento das agora paralisadas negociações de paz, já que separa Jerusalém Oriental, ocupada por Israel desde 1967, de seus arredores e ameaça a continuidade territorial da Cisjordânia.

Os palestinos vêm enfrentando muitas demolições por ano na Cisjordânia porque as autoridades israelenses costumam negar aos mesmos a concessão de licenças de construção pertinentes, segundo o porta-voz da Betselem.