PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Negociador chinês viaja a Piongyang para se reunir com membros do regime

25/07/2018 11h44

Tóquio, 25 jul (EFE).- O negociador da China para a península da Coreia, Kong Xuanyou, viajou nesta quarta-feira a Pyongyang para se reunir com funcionários do alto escalão do regime e abordar o processo de desnuclearização e a possível assinatura de um tratado de paz, informou a agência japonesa "Kyodo".

A visita de Xuanyou acontece no contexto de melhoria dos laços da Coreia do Norte com a China por conta do processo de distensão na península coreana, e que deixa para trás um período de esfriamento das relações entre os dois tradicionais aliados.

O enviado chinês se reuniu hoje em Pyongyang com o vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Kil-song, e deve se encontrar com outros funcionários do alto escalão do regime, apontaram fontes diplomáticas à "Kyodo".

Por enquanto, nem o regime norte-coreano nem Pequim informaram sobre esta visita aparentemente destinada a abordar a desnuclearização à qual se comprometeu o "líder supremo" norte-coreano, Kim Jong-un, assim como a possível assinatura de um tratado que ponha fim ao estado de guerra técnica na região.

Na última segunda-feira, a propaganda norte-coreana pediu a Seul e a Washington a assinatura de um tratado que ponha fim ao estado de guerra que pesa sobre a península coreana desde o final do conflito civil (1950-1953), com base no que foi estipulado entre as duas Coreias em sua histórica cúpula realizada em abril.

Pequim, que apoia há anos a desnuclearização da Coreia do Norte e cujo exército é signatário do cessar-fogo que pôs fim ao conflito, mostrou sua disposição a trabalhar com as duas Coreias e os Estados Unidos para a assinatura de um tratado de paz que substitua esse armistício.

O fim da Guerra da Coreia completará 65 anos na próxima sexta-feira, uma efeméride que a Coreia do Norte comemora como dia festivo nacional e que poderia ser aproveitada por Pyongyang para proclamar avanços neste terreno.

Internacional