PUBLICIDADE
Topo

Explosão de bomba em frente à Embaixada dos EUA em Pequim deixa um ferido

26/07/2018 05h50

(Atualiza com informações da polícia e do ministério chinês).

Pequim, 26 jul (EFE).- Uma pequena bomba explodiu nesta quinta-feira nos arredores da Embaixada dos Estados Unidos, em Pequim, e causou ferimentos ao autor do ataque, segundo informações de testemunhas e de um porta-voz da própria legação.

"Houve uma explosão hoje, por volta das 13h (horário local, 2h de Brasília) no espaço público fora do complexo da embaixada", afirmou à Agência Efe, um porta-voz da embaixada.

O artefato foi detonado por uma pessoa, segundo responsáveis pela segurança da embaixada. "Além do autor, não há mais feridos", acrescentou o porta-voz, ressaltando que a polícia chinesa "respondeu ao incidente".

O ataque foi inicialmente divulgado por testemunhas através de redes sociais com vídeos e fotografias.

Testemunhas afirmaram que o indivíduo tinha ficado ferido ao manipular a bomba, mas ainda não está claro se ele tentou atacar a embaixada ou machucar a si mesmo.

Alguns vídeos divulgados na internet mostravam fumaça, transeuntes e policiais em uma cena confusa percorrendo a embaixada, enquanto em outras imagens, vários agentes estão em volta de uma pessoa que está sendo atendida no chão.

Mais tarde, a polícia anunciou que o responsável pelo incidente é um homem de 26 anos, da região da Mongólia Interior, que ficou ferido em uma mão, sem que outras pessoas presentes no local ficassem lesionadas.

No entanto, o comunicado da polícia não forneceu detalhes sobre a possível motivação do homem.

Trata-se de um "caso individual de segurança pública", afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, em entrevista coletiva.

A polícia chinesa isolou a entrada leste da embaixada, localizada no nordeste de Pequim. Esta é uma área onde a entrada é para procedimentos de vistos, por isso é geralmente muito movimentada.

Em 2013, aconteceu um incidente possivelmente semelhante, quando um homem detonou uma bomba caseira e ficou ferido.