Topo

Macri denuncia nos Brics a "escalada de medidas unilaterais" no mundo

27/07/2018 07h37

Johanesburgo, 27 jul (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, denunciou nesta sexta-feira na cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a "escalada de medidas unilaterais" que atualmente estão acontecendo no mundo.

"A escalada de medidas unilaterais e de represálias têm um potencial impacto sistêmico no crescimento e exercem pressão sobre a eficácia do multilateralismo", ressaltou Macri no terceiro e último dia da cúpula, realizada em Johanesburgo.

O presidente argentino apoiou assim a postura do bloco de potências emergentes na cidade sul-africana, que condenaram, sem nomear diretamente os EUA, mas em clara alusão a esse país, o protecionismo e o unilateralismo imposto por Donald Trump.

"Devemos ser capazes de construir consensos que acomodem as diferenças e impulsionem os interesses comuns", pediu o chefe de Estado argentino em uma sessão de trabalho dos Brics com outros países emergentes e em desenvolvimento, como a Argentina.

"É momento de fortalecer a governança global, com franqueza, mas com respeito, com princípios e com soluções práticas", ressaltou Macri.

Segundo sua opinião, "o multilateralismo não é, nem deve ser, um ritual de fotos para a imprensa, mas um seguro contra a discricionariedade do poder e um compromisso com a coexistência global à qual estamos destinados".