Topo

Macri se reúne com presidente da África do Sul e ambos assinam acordos

27/07/2018 12h11

Johanesburgo, 27 jul (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, se reuniu nesta sexta-feira com seu homólogo da África do Sul, Cyril Ramaphosa, com quem conversou sobre comércio e cooperação tecnológica, em um encontro no qual ambos assinaram vários acordos.

Macri conversou com Ramaphosa sobre "comércio agropecuário e cooperação tecnológica no desenvolvimento da indústria aeroespacial e no uso de parques nacionais e a preservação de fauna", informou a Presidência da Argentina em comunicado.

Ambos os líderes se reuniram no marco do terceiro e último dia da X cúpula do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizada em Johanesburgo.

Nesse contexto, a empresa estatal FAdeA (Fábrica Argentina de Aviões) assinou hoje um memorando de entendimento com a companhia sul-africana Paramount Group, que criará uma base de cooperação mútua no desenvolvimento da indústria aeroespacial e em defesa.

O acordo da FAdeA, fabricante do Pampa, um avião a jato avançado com capacidade de combate, representa o primeiro projeto comercial entre os dois países nesse campo.

Além disso, Argentina e África do Sul assinaram hoje um convênio de cooperação para desenvolver iniciativas conjuntas que contribuam para a conservação da fauna e a flora nos seus parques nacionais.

Macri, em qualidade de convidado como presidente rotatório do G20 (grupo de economias desenvolvidas e emergentes), discursou hoje na cúpula, na seção "BRICS Adicional", que pretende aumentar a cooperação entre países emergentes.

Os países do bloco de potências emergentes representam pouco mais de 40% da população mundial e sua participação total na economia mundial aumentou de 12% para 23% na ultima década.