Topo

Ministra alemã diz que Trump não tem estratégia clara para a Rússia

27/07/2018 13h30

Berlim, 27 jul (EFE).- A ministra de Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, considera que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não tem uma estratégia clara em relação à Rússia e critica seu encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em Helsinque, porque "ninguém sabe verdadeiramente o que foi falado".

"Não é possível ver uma estratégia clara do presidente dos EUA após esse encontro", disse Von der Leyen em declarações que publica a revista "Der Spiegel" na sua edição deste fim de semana.

Segundo Von der Leyen, enquanto Putin busca dissimular os problemas econômicos da Rússia se apresentando como um ator geopolítico global, não está claro o que é que Trump pretende.

"O problema de Helsinque é que ninguém sabe verdadeiramente o que se falou ou o que foi acertado", ressaltou a ministra alemã.

Ela afirmou que, apesar da dúvida sobre a atitude de Trump, a posição da Otan em relação à Rússia continua sendo clara.

"Gostaríamos ter uma melhor relação com a Rússia, mas a bola está no telhado do Kremlin", comentou Von der Leyen.

A ministra considera que parte dos ataques formulados Trump contra a Alemanha têm a ver com seu visão da mulher.

"Uma mulher como Angela Merkel, uma chefe de Governo com grande experiência que é respeitada no mundo todo é algo que provavelmente não cabe em sua visão de mundo", continuou.

Merkel, lembrou a ministra, não reagiu com ataques, mas de maneira pragmática em relação a Trump.

"No começo, ele nem sequer queria dar-lhe a mão. Agora o tratamento é mais respeitoso, ele a escuta", asseverou Von der Leyen.