Topo

Governo venezuelano lembra 64 anos de nascimento de Hugo Chávez

28/07/2018 18h52

Caracas, 28 jul (EFE).- O governo de Nicolás Maduro comemorou neste sábado com atos, homenagens e a abertura do 4º Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) os 64 anos de nascimento do ex-presidente Hugo Chávez, que governou o país por 14 anos até a sua morte, em 2013.

"Hoje, faz 64 anos do nascimento do nosso comandante Chávez. A melhor homenagem que podemos render ao gigante invicto é continuar com o seu legado de paz, justiça e democracia. Chávez é a força e a convicção de luta que habitam o coração dos revolucionários", disse Maduro no Twitter.

Ele utilizou a mesma rede social para pedir que esta data seja celebrada "debatendo, construindo e fornecendo soluções para a pátria" em alusão ao congresso do PSUV.

Enquanto isso, o primeiro vice-presidente do PSUV, Diosdado Cabello, indicou em uma "assembleia informativa" do congresso do partido que o grupo "tem como sentido honrar a memória" de Chávez e pediu aos militantes que fortaleçam a união para homenagear o falecido presidente.

Os atos comemorativos pelo nascimento de Chávez começaram ainda de madrugada, com o lançamento de fogos de artifício do Quartel da Montanha, onde o governante foi enterrado.

Além disso, diferentes integrantes do governo, como Adán Chávez, irmão do ex-presidente, também publicaram mensagens nas redes sociais. A Força Armada Nacional Boliviarana (FANB) também se uniu aos atos com uma missa, enquanto em diferentes praças do país são realizados shows e mesas redondas como forma de homenagem.