Topo

Forças iraquianas abatem 4 jihadistas do EI no norte do país

29/07/2018 13h37

Bagdá, 29 jul (EFE).- A Polícia Federal do Iraque matou quatro supostos membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e detiveram outro na província de Saladino, no norte do país, informou o órgão.

O porta-voz da corporação, Yehia Rasul, detalhou que os agentes fizeram uma "operação preventiva" para encontrar um dos esconderijos dos terroristas no oeste da cidade de Samarra, no sul de Saladino, depois de receberem informações sobre a presença de extremistas nesse local. Durante a incursão, quatro radicais morreram, entre eles três que usavam cinturões explosivos, e um quinto foi detido. A data da operação não foi revelada.

No início deste mês, o primeiro-ministro interino Haider al-Abadi determinou a realização de operações de combate ao terrorismo para eliminar células do EI que ainda operam em algumas áreas do país.

Em 9 de dezembro, ele anunciou a derrota militar do grupo radical, depois que as forças iraquianas conseguiram controlar as últimas áreas em poder de terroristas na fronteira com a Síria. No entanto, ainda existe a presença de jihadistas no Iraque, onde o EI chegou a dominar grandes áreas após da entrada no país, em junho de 2014.