Topo

Fracassa a 1ª moção contra o governo de Macron por "caso Benalla"

31/07/2018 14h44

Paris, 31 jul (EFE).- A Assembleia Nacional da França rejeitou nesta terça-feira a primeira das duas moções de censura contra o governo pela gestão do "caso Benalla", apresentada pelo principal partido opositor, Os Republicanos (centro-direita), segundo anunciou o presidente da Câmara, François de Rugy.

Como era esperado, o partido do presidente Emmanuel Macron, A República em Marcha, derrubou graças à sua maioria absoluta essa moção, a primeira enfrentada desde que o Executivo foi formado, em junho de 2017.

Os 143 votos a favor recebidos da oposição conservadora, dos esquerdistas da França Insubmissa e dos comunistas não foram suficientes para alcançar a maioria absoluta necessária, estabelecida em 289 deputados.

Entre esses 143 votos também figuram os de 11 deputados não inscritos, entre eles o da líder ultradireitista Marine Le Pen, que apoiou a moção. No entanto, os socialistas, impulsores da segunda moção da jornada, não apoiaram a que foi lançada pelos conservadores.

A moção de censura é uma resposta ao escândalo gerado depois que o jornal "Le Monde" revelou, em 18 de julho, que um ex-chefe de segurança de Macron, Alexandre Benalla, bateu em manifestantes enquanto se fazia passar por policial durante os protestos de 1º de Maio.