Topo

Inundações em Mianmar deixa dez mortos e 120 mil deslocados

31/07/2018 08h02

Bangcoc, 31 jul (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram e quase 120 mil estão nesta terça-feira em centros de amparo pelas inundações que afetam grande parte de Mianmar durante a atual temporada de monção.

A área mais afetada é Pegu (centro), onde 71.898 pessoas vivem em 157 centros de deslocados, segundo dados do Ministério de Bem-Estar Social publicados nesta terça-feira pelo meio "Elevem".

O estado Kachin (norte) tem 25.050 afetados em 67 centros de amparo, o estado de Mon (sul) tem 15.884 pessoas em 50 centros de amparo e a região de Tanintharyi (sul) possui outros 5.895 birmaneses em 22 centros de amparo.

As vítimas mortais ocorreram na cidade de Bilin, no estado Mon, onde três militares foram arrastados por uma enchente, enquanto outras três mortes ocorreram na região de Pegu, duas na região de Magway (centro), uma na cidade de Thanintharyi e a última em Naypyidaw, a capital, de acordo com o Departamento de Gestão de Desastres Naturais.

No fim de semana passado, o coordenador humanitário da ONU em Mianmar, Knut Ostby, expressou o alarme das Nações Unidas "pela destruição de propriedades, infraestrutura e colheitas" causada pelas inundações e ofereceu ao Governo birmanês assistência para ajudar as vítimas.

O Departamento de Meteorologia da Mianmar prevê a continuação das precipitações no país até 6 de agosto devido à presença de uma depressão na região.