Topo

Maduro denuncia sabotagem ao sistema elétrico de Caracas e promete prisões

31/07/2018 21h54

Caracas, 31 jul (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta terça-feira que o blecaute registrado em Caracas e que durou pelo menos quatro horas foi provocado por uma sabotagem.

"Hoje sabotaram o sistema elétrico de Caracas. Estamos atrás de pistas e é questão de horas para capturarmos os responsáveis", disse Maduro após uma reunião do conselho de ministros que foi transmitida pela emissora estatal "VTV".

Maduro agradeceu pelo apoio e compreensão da população de Caracas durante o apagão, que afetou cerca de 6 milhões de pessoas na capital do país e em estados vizinhos.

Além disso, o presidente culpou a oposição pelos blecautes que vêm sendo registrados há anos no país e que ficaram mais frequentes nos últimos meses devido à crise econômica venezuelana.

"Não se surpreendam com os responsáveis políticos e intelectuais dessas maldades contra o povo. Enquanto nós estamos trabalhando pelo país, pelo bem das regiões, um grupinho, um grupelho da extrema-direita está conspirando. Não conseguirão", afirmou.

Horas antes das declarações de Maduro, o ministro de Energia Elétrica da Venezuela, Luis Motta Domínguez, disse que recebeu um relatório do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin), que atribuiu a falha do serviço a um corte de cabos de controle dos transformadores de tensão.

"Isso fez com que o sistema de proteção interpretasse que havia uma falha, bloqueando a transmissão. Já estamos repondo os cabos", explicou o ministro, sem dar detalhes de como o problema ocorreu.

Já o ministro de Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, disse à emissora estatal "VTV" que as condições atmosféricas ruins e o difícil acesso ao local onde a falha ocorreu atrapalhavam a volta do fornecimento de energia.

A falta de luz provocou o fechamento temporário do metrô de Caracas, que transporta milhões de pessoas por dia. As ruas ficaram lotadas de pedestres, que caminharam vários quilômetros para poder chegar aos seus respectivos destinos.