Topo

Farmacêutica alemã tenta vetar execução de réu com seus produtos nos EUA

O réu Carey Dean Moore - Nebraska Department of Correctional Services via AP
O réu Carey Dean Moore Imagem: Nebraska Department of Correctional Services via AP

Em Washington

11/08/2018 03h30

O estado de Nebraska, nos Estados Unidos, prepara a realização, na próxima terça-feira (14), de sua primeira execução em 21 anos, mas a farmacêutica alemã Fresenius Kabi, fabricante dos componentes da injeção letal, está tentando evitá-lo.

Nesta sexta-feira (10), um juiz federal em Omaha (Nebraska) rejeitou o pedido da empresa farmacêutica alemã, que já anunciou que apresentará um recurso antes da próxima instância superior, o Tribunal de Apelações do Décimo Circuito dos Estados Unidos.

O juiz Richard Kopf disse que "não permitirá" que a Fresenius Kabi "frustre o desejo" do réu, Carey Dean Moore, que declarou querer ser executado.

Segundo a Fresenius Kabi, o estado de Nebraska obteve pelo menos uma das drogas da sua injeção letal (cloreto de potássio) sem o seu consentimento.

O cloreto de potássio é o último de uma combinação de quatro drogas que o estado de Nebraska pretende administrar a Moore e serve para parar o coração.

A farmacêutica alemã alega que vendeu a droga por engano e que o estado se recusou a devolvê-la.

As empresas farmacêuticas europeias e americanos se recusaram durante a última década a vender seus produtos para execuções por conta da pressão dos ativistas contrários à pena de morte e a má reputação que ela traz.

David Moore, gêmeo do preso, disse ao jornal local Omaha World-Herald que seu irmão está satisfeito com a decisão do juiz Kopf.

"Estou muito aliviado, quero o que Dean quer", acrescentou.

Moore, de 60 anos, foi condenado à morte por assassinar dois taxistas em Omaha, durante o verão de 1979.

Reuel Van Ness e Maynard Helgeland foram mortos a tiros em um intervalo de cinco dias por Moore, para roubá-los.

A execução de Moore será a primeira com injeção letal da história de Nebraska, já que, nas anteriores, ainda foi utilizada a cadeira elétrica, método declarado inconstitucional no estado em 2008.

Além disso, também será a primeira execução depois que 61% dos eleitores apoiaram em referendo, no ano de 2016, a restituição da pena de morte, anulando assim a abolição que um ano antes havia passado pelo Legislativo estadual.

Preso há quase 40 anos, Moore é o réu que está mais tempo no corredor da morte de Nebraska, de um total de 12.

Sua execução está prevista para a próxima terça-feira, às 10h (hora local), na Penitenciária Estadual de Nebraska, no município de Lincoln.