Topo

Imprensa norte-coreana diz que Putin voltou a convidar Kim para reunião

Presidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: AFP
Presidente da Rússia, Vladimir Putin Imagem: Foto: AFP

15/08/2018 00h50

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, voltou a convidar ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, para realizar uma cúpula em uma "data antecipada", informaram nesta quarta-feira os veículos de imprensa de Pyongyang.

O líder do Kremlin transmitiu este convite ao líder norte-coreano em mensagem por ocasião da celebração da libertação da Coreia, que é comemorada hoje coincide com o 73º aniversário da rendição do Japão no final da II Guerra Mundial.

"Estou pronto para nos reunir em breve para discutir assuntos urgentes nas relações bilaterais e temas importantes para a região", disse Putin em sua mensagem a Kim, divulgada pela agência estatal de notícias norte-coreana "KCNA".

Putin também expressou sua vontade para que a Rússia participe de possíveis projetos conjuntos de desenvolvimento e infraestrutura na Coreia do Norte, no âmbito da colaboração que acordaram neste campo Seul e Pyongyang por causa do seu processo de distensão.

Em maio, o presidente russo já tinha convidado Kim para participar do Fórum Econômico do Oriente, que será realizado na cidade de Vladivostok, entre os dias 11 e 13 de setembro, embora Pyongyang ainda tenha dado uma resposta oficial.

A edição do fórum deste ano atrai muita atenção, pois acontece após a reviravolta que o panorama regional deu este ano após as cúpulas realizadas entre as duas Coreias e entre a Coreia do Norte e Estados Unidos, que resultaram em declarações que refletem a aparente vontade de Pyongyang de abandonar seu programa nuclear.