Topo

Ancara diz que EUA devem mudar de mentalidade para resolver a crise

17/08/2018 07h51

Istambul, 17 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, afirmou nesta sexta-feira que não quer ter problemas com os Estados Unidos, mas que este país deve mudar de mentalidade para poder resolver a crise diplomática nas relações bilaterais.

"Nunca nos alegraremos de ter problemas com os Estados Unidos. Podemos resolver facilmente os problemas, mas não com sua mentalidade atual", afirmou o ministro em uma reunião de embaixadores do seu país, informou a agência Anadolu.

"Estamos fazendo uma faroeste. Somos dois grandes países que precisam ter boas relações. Aprenderemos a nos respeitar um ao outro", afirmou Çavusoglu.

As relações entre Turquia e EUA, aliados na Otan, atravessam um dos piores momentos da sua história, com várias frentes diplomáticas abertas.

A tensão aumentou nos últimos dias devido à recusa turca de ceder à exigência de Washington de libertar o pastor protestante Andrew Brunson, que está há quase dois anos em prisão preventiva na Turquia sob acusação de "vínculos terroristas".