Topo

Maduro estende censo de transportadoras e adia reajuste de preços da gasolina

17/08/2018 23h03

Caracas, 17 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira a extensão do cadastramento de transportadoras até o próximo dia 30 de agosto e afirmou que só definirá em setembro a data para dar início a um reajuste progressivo nos preços dos combustíveis no país.

"Considerando que é preciso adequar 8 mil postos de gasolina, as 8 mil distribuidoras nacionais e que é preciso explicar bem como tudo vai ocorrer, eu estendo o censo preparatório do transporte por um período de dez dias", anunciou Maduro.

O presidente fez o anúncio em rede nacional de rádio e televisão. Segundo Maduro, os novos sistemas serão explicados em detalhes ao país para que entrem em vigor de maneira gradual.

Maduro tinha anunciado que o preço da gasolina na Venezuela, considerado o mais baixo do mundo devido aos subsídios dados pelo governo, passará a seguir as cotações internacionais.

Para manter o benefício e seguir pagando os valores subsidiados, os venezuelanos precisam se cadastrar em um programa batizado pelo governo de Carteira da Pátria. As transportadoras também serão registradas em outro censo organizado pelo regime chavista.

"Isso vai permitir uma economia acima dos US$ 10 bilhões ao país, que vão se transformar em trabalho, em produção, em salários, em casa, em saúde", prometeu Maduro.

"Com a Carteira da Pátria e com o censo de transporte vamos estabelecer uma política de hidrocarbonetos que vai surpreender o mundo, que vai acabar com as máfias colombianas. Os negócios criminosos vão acabar", disse Maduro.

Quando anunciou o reajuste pela primeira vez, Maduro acusou quadrilhas colombianas de traficarem a gasolina subsidiada pelo governo da Venezuela para o país vizinho.

Os anúncios fazem parte de um programa de recuperação da economia que entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira. Entre as medidas adotadas por Maduro está a conversão monetária que cortará cinco zeros do bolívar forte, que passará a se chamar bolívar soberano depois da mudança.