Topo

Chega a 190 número de mortos devido a fortes chuvas no sul da Índia

19/08/2018 06h09

Nova Délhi, 19 ago (EFE).- O número de mortos por causa das fortes chuvas e inundações que castigam há 11 dias o estado de Kerala, no sul da Índia, chegou a 190, enquanto as autoridades rebaixaram o alerta vermelho que prevalecia em quase toda a região, informaram neste domingo fontes oficiais.

"Ao redor de 190 pessoas morreram e mais de 600 mil foram resgatadas e levadas para acampamentos de emergência", disse à Agência Efe o porta-voz do Departamento de Informação do Governo de Kerala, Pratheesh Sr. Mony.

Estas mortes foram registradas entre 8 e 18 de agosto.

As autoridades retiraram o alerta vermelho de todos os distritos da região e o substituíram pelo laranja em dez das 14 áreas administrativas e por amarelo em outras duas.

Depois que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, visitou a região para verificar a situação, o Governo ordenou mobilizar "esforços sem precedentes" para resgatar as vítimas e levá-las a acampamentos de emergência, além de distribuir produtos básicos.

"Sessenta e sete helicópteros, 24 aeronaves, 548 lanchas e milhares de soldados de resgate da Marinha indiana, do Exército, das Forças Aéreas, da Força Nacional de Resposta a Desastres, da Guarda Costeira e de outras forças do Governo entraram em serviço", anunciou ontem à noite em comunicado o Ministério de Interior indiano.

Os deslizamentos de terra e as inundações são frequentes na época da monção no sul da Ásia, onde todo ano, além de vítimas, são registrados grandes danos materiais.