Topo

Dois milhões de pessoas iniciam peregrinação anual à Meca

19/08/2018 09h03

Riad, 19 ago (EFE).- Dois milhões de muçulmanos começaram neste domingo a peregrinação anual à Meca, na Arábia Saudita, o rito mais importante para o Islã e que todos os fiéis devem realizar uma vez na vida se as condições permitirem.

A autoridade saudita para as Estatísticas estimou em 1.966.461 os peregrinos estrangeiros e nacionais que, até as 11h local (5h, em Brasília), chegaram à Meca, no oeste do reino, para iniciar o percurso espiritual, segundo publicou no Twitter.

O organismo indicou que o número definitivo de fiéis, que obtiveram a permissão para comparecer à Meca, será oferecido durante a tarde de hoje.

A grande peregrinação é realizada entre estritas medidas de segurança e com vários pontos de saúde e de informação distribuídos nos arredores e nos acessos à cidade sagrada para evitar os incidentes durante os cinco dias de percurso.

Os muçulmanos, provenientes de todos os cantos do mundo, dedicam o primeiro dia a rezar, ler e recitar o Corão (livro sagrado do Islã) e a discutir assuntos religiosos na região de Mina, a cerca de sete quilômetros da Meca, onde acredita-se que Abraão foi para cumprir a ordem divina de sacrificar seu filho Ismael.

O percurso tem que ser realizado vestido com uma túnica branca para os homens e em uma túnica longa para as mulheres, que só deixa à vista as mãos e o rosto.

No último dia, os dois milhões de muçulmanos que obtiveram a permissão para comparecer à peregrinação completarão as voltas na Caaba e darão início à Festa do Sacrifício, considerada a principal festividade islâmica que tem duração de quatro dias.

A Caaba é uma edificação em forma de cubo coberta por um pano preto. Em seu exterior, encravada em uma moldura de prata, encontra-se a Hajar el Aswad ("Pedra Negra"), uma pedra escura que é uma das relíquias mais sagradas do Islã.

O "hach" (peregrinação) é um dos cinco pilares do Islã, junto à "shahada" (profissão de fé), as esmola, a oração e o jejum no mês sagrado do Ramadã.