Topo

Rainha-mãe da Tailândia é hospitalizada por causa de uma gripe

20/08/2018 10h28

Bangcoc, 20 ago (EFE).- A rainha-mãe Sirikit da Tailândia foi internada no Hospital de Chulalongkorn em Bangcoc após contrair uma gripe, informou nesta segunda-feira a Casa Real do país asiático através de um comunicado.

Sirikit, que completou 86 anos no último dia 12, teve febre e tosse ontem, e os médicos que cuidam de sua saúde recomendaram a internação, segundo a nota oficial.

Os profissionais no Hospital de Chulalongkorn fizeram vários exames na rainha-mãe e confirmaram que ela tinha contraído gripe.

Em 2012, Sirikit foi diagnosticada com cardiopatia isquêmica, uma doença ocasionada pela arteriosclerose das artérias coronárias e permaneceu hospitalizada durante quatro anos.

A rainha-mãe não fez nenhum comparecimento público desde então, apesar de a Casa Real ter anunciado em novembro de 2016 que ela tinha retornado ao Palácio de Dusit, em Bangcoc, após receber alta médica.

O rei Bhumibol Adulyadej da Tailândia, seu marido, morreu em 13 de outubro de 2016 aos 88 anos, após um dos reinados mais longevos da história que durou sete décadas.

O único filho homem de Bhumibol e Sirikit, Vajiralongkorn, foi proclamado rei em 1º de dezembro de 2016, mas a cerimônia de coroação foi adiada até que fosse concluído o ano de luto declarado e ainda está pendente de ser realizada.

Vajiralongkorn é o 10º monarca da dinastia Chakri, que começou em 1782 com o rei Phutthayotfa Chulalok, o Rama I.